Transforme suas despesas em investimentos! Confira.

Ao longo dos 14 anos que tenho na área ambiental, muitas vezes escutei dos meus clientes: “Meio ambiente só dá despesa na minha empresa! Tudo é muito caro e não tenho retorno disso! ”.

De fato, ficar em dia com a legislação ambiental e exigências do mercado não é fácil mesmo e custa muito:

  • Destinar adequadamente resíduos gerados na indústria (perigosos e não perigosos), incluindo autorizações ambientais, laudos, transporte, destinação final e certificados;
  • Investir nas manutenções a fim de minimizar vazamentos no chão da fábrica – para não correr o risco de contaminar o solo e ter que fazer uma Investigação Preliminar, Investigação Confirmatória e até a Remediação de solo (se der uma contaminação). São coletas, análises, laudos e relatórios quase sem fim;
  • Corrigir no processo os escapes de gases tóxicos e poluentes para o ar (famosas Emissões Fugitivas);
  • Implantar uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) para lançar os efluentes (na rede coletora ou corpos d´água) dentro dos padrões permitidos por lei ou então tirar mais uma autorização ambiental para destinar seus efluente industriais em uma empresa que faz o tratamento externo;
  • Certificações da ISO 14.001, OSHAS 18.001 e outras, porque seu fornecedor está exigindo e sem isso, seu contrato passará por uma reavaliação;
  • Além de outras questões e exigências específicas para cada ramo de atividade, farmacêutico, metalúrgico, alimentício, dominssanitário, agrodefensivo, etc.

Aprendemos muito com o passar do tempo…
Mas já que não tem jeito, não dá para escapar, o melhor é se antecipar aos acontecimentos e não esperar que um técnico da CETESB, ou ANVISA ou Polícia Ambiental, Federal, ou sei lá mais quem, batendo na sua porta e te fazendo advertências (de muitas coisas que às vezes você nem está errado, mas por falta de conhecimento seu, vai ter mais trabalho a cumprir e mais dinheiro a gastar).
“Dar uma maquiada” no processo não resolve mais todos os problemas, isso vai acabar. A próxima geração quer muito mais: mais tecnologia, mais praticidade, mais qualidade, mais inteligência, mais CONSCIÊNCIA.

Quando eu falo de transformar despesas em investimentos, é incluir na sua ESTRATÉGIA EMPRESARIAL todos esses custos envolvidos e não esquecer da DIVULGAÇÃO de ações ambientais que você já fez pela empresa. Ser um “oportunista” sim, divulgar, falar, publicar, colocar um “selo verde” no seu processo, no seu produto e fazer seu Prospect se sentir mais seguro, confiante e feliz por adquirir um produto que foi fabricado por uma empresa RESPONSÁVEL. Use o “Marketing Verde” a seu favor e incremente suas vendas!
Eu provoco com algumas palavras fortes: “oportunista”, “maquiada”, brinco com esses termos, mas no fundo, no fundo, o que eu procuro para mim, para minha família é sempre o melhor: o mais saudável, o mais correto, o mais compatível com a realidade que eu quero para o futuro: que ele seja digno, brilhante, feliz, SUSTENTÁVEL de verdade.
Abraços